Coordenador : Letícia Vitorazi
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389857.2201.322111.24022023
Departamento/Setor: VMT
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público alvo: O projeto beneficiará a comunidade em geral, principalmente a Sul Fluminense, em relação a divulgação científica via redes sociais. Os estudantes de ensino médio do Colégio Estadual Piauí, no bairro Ponte Alta em Volta Redonda serão beneficiados pela divulgação dos cursos e materiais educativos tanto via redes sociais quanto pelas atividades presenciais. Os alunos dos cursos de engenharia serão integrados de forma a trocar conhecimento nas áreas de materiais pela formação de rede de apoio da liga. O projeto integrará os estudantes de graduação e pós- graduação e a comunidade em geral pela atuação no evento V-SEMMat. Parcerias: Colégio Estadual Piauí - CEP - Externa à IES - Instituição Governamental Municipal. O colégio possui curso de ensino médio e atualmente conta com a formação dos estudantes em língua francesa. A ideia do projeto é promover o Colégio Estadual Piauí como estratégico e pioneiro para promover as atividades de divulgação deste projeto, que poderá ser incentivo aos estudantes integrarem os cursos de graduação da UFF.
Local de atuação: Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda - EEIMVR. Avenida dos Trabalhadores, n°. 420 - Sala C70 - Vila Santa Cecília. Volta Redonda - Rio de Janeiro, Brasil, CEP: 27255-125. Escola Estadual Piauí. R. Roterdam, Nº 33 - Pte. Alta, Volta Redonda - RJ, 27267-370.
Objetivo
O objetivo geral deste projeto é criar a Liga Acadêmica de Materiais para atuar na divulgação de atividades de ensino, pesquisa e extensão empregando as redes do simpósio SEMMat, bem como, promover ações para a internacionalização da EEIMVR e atuar na divulgação científica para a comunidade em geral e os alunos de ensino médio. Como objetivos específicos propõem-se: - atuar na produção de conteúdo para promover a divulgação científica sobre engenharias; -difundir o material educativo através das redes do evento SEMMat; -administrar as redes sociais do V SEMMat; -atuar no comitê de organização do V SEMMat; -integrar estudantes dos cursos de engenharia da UFF; -atrair novos talentos do ensino médio para os cursos de engenharia da UFF; -incentivar o estudo e uso de línguas estrangeiras na EEIMVR; -aumentar a quantidade de intercâmbios acadêmicos internacionais de estudantes de graduação e de pós-graduação; -promover a internacionalização da EEIMVR.
Resumo
O presente projeto objetiva a troca de conhecimento entre estudantes de graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia Industrial de Volta Redonda (EEIMVR), com estudantes do ensino médio e a sociedade em geral a partir de iniciativas de criação da Liga Acadêmica de Materiais. Os estudantes de engenharia da EEIMVR também atuarão na promoção do Simpósio de Engenharia Metalúrgica e Materiais Sul Fluminense (SEMMat). A Liga será composta pelos segmentos de Planejamento e Gestão de Pessoas; Marketing; Financeiro e Diretoria.Como metas pretende-se atuar na divulgação científica junto ao Colégio Piauí com ações presenciais; na divulgação científica e do SEMMat nas redes sociais; atualizar dados para alimentação do sistema SIGProj); auxiliar na redação de projetos da FAPERJ para realizar o SEMMat; promover um ambiente de curadoria entre alunos mais avançados dos cursos de engenharias/pós-graduação com alunos ingressantes, para discutir e promover o ensino-aprendizagem dos estudantes com mais dificuldades, melhorando seus rendimentos e atuar no processo de internacionalização da escola com a divulgação do programa de intercâmbio BRAFITEC da Capes. Espera-se portanto construir uma maior colaboração entre os alunos universitários da EEIMVR e os indivíduos nos diferentes ambientes da sociedade, impulsionados pela divulgação do conhecimento científico e a troca de saberes. Os estudantes contemplados no projeto serão treinados e orientados por ex-integrantes de projetos de extensão (Equipe Forja Baja e UFF Rhino Eco Racing) durante o primeiro ano de realização. Adicionalmente este projeto pretende incentivar o ingresso nos cursos de graduação de Engenharia e conter a evasão e retenção escolar.